Minimalismo

De quantos sapatos eu preciso – post 3

Depois de 2 posts (post 1 e post 2) e passados alguns anos, a quantidade de meus sapatos diminuiu consideravelmente. Nestes 5 anos, de 17 calçados, a minha relação com o consumo amadureceu e hoje eu tenho exatos 6 calçados:

Captura de Tela 2018-01-17 às 09.09.56.png
1 sapatilha preta
sapatilha nude.png
1 sapatilha nude
sandalia.png
1 sandália caramelo
Captura de Tela 2018-01-23 às 11.34.50.png
1 ankle boots
chinelo.png
1 chinelo
Captura de Tela 2018-02-19 às 12.09.13
1 tênis

São os que eu preciso. Uso todos com muita frequência e todos são confortáveis.

– Yuka –

23 comentários em “De quantos sapatos eu preciso – post 3

    1. Os meus também desgastam rápido, mas é porque uso todos com muita frequência. Quando a gente tem 20 sapatos, temos a impressão de que estraga mais devagar, mas a verdade é que usamos menos.

      Curtir

      1. Engraçado. Eu já perdi sapatos por não usar com frequência também. Sapato precisa de movimento, os meus foram tipo esfarelando por ficarem tanto tempo guardados sem uso. Tenho poucos pares (ainda não contei), mas gosto de ter 2 pares de chinelo. Quando vou tomar banho, sempre tomo com o que estou usando, deixo secando no banheiro e já calço o outro. Tenho uma certa agonia de usar chinelo molhado e desta forma os dois estão sempre em uso e limpinhos.

        Curtir

        1. Oi Sabrina, lendo seu comentário, lembrei de uma vez, quando ainda tinha o costume de guardar os sapatos nas caixas. Depois de meses sem abri-lo, perdi diversos sapatos por estarem mofados… o melhor mesmo é usar os sapatos até não poder mais… e depois substituí-los por novos. Ótima ideia essa do chinelo!! Adorei. Beijos.

          Curtir

  1. Eu sempre me inspiro nos seus posts, amo posts deste tipo
    antes tinha um gaveteiro cheio de maquiagens esmaltes e produtos
    Agora tudo se resume a uma unica gaveta rsrs é muito libertador aos pouquinhos vou definindo o que é necessário realmente

    Curtir

    1. Oi Thalyta, e o legal é que o “necessário” vai mudando conforme o período em que estamos. Antes eu achava necessário ter 17 sapatos. Depois achei que 10 já era um número muito bom. Durante muitos meses fiquei só com 5 calçados, até que tive que comprar um tênis pra mim. Beijos.

      Curtir

  2. Amo seus post , aprendo muito. Hoje em dia tenho metade das coisas que tinha a 1 ano atras quando comecei e cada dia vou reduzindo e me libertando. É muito gratificante tudo isso.
    Gratidão por compartilhar suas experiencias , fico sempre esperando qual sera o próximo post. hehehe
    Beijos !!

    Curtir

  3. Gosto muito de suas publicações e, após ler suas postagens sobre sapatos, percebi que não precisava ter tantos pares e diminuída quantidade.
    Além disso, antes de comprar um novo par, verifico se realmente eu preciso ou é apenas um impulso.

    Curtir

    1. Oi Priscila, durante alguns meses, passei bem com 5 pares de calçados. E o post estava até pronto para ser publicado. Até que minha segunda filha foi chamada em uma creche pública distante de casa (e diferente da creche da minha filha mais velha). Isso fez com que eu tivesse que rever a logística para buscar as meninas. E eu realmente me vi precisando de um tênis para dar conta de andar (e às vezes até correr) para buscá-la antes do horário de fechamento da creche. E aí viraram 6 calçados 🙂 Com isso vi que a necessidade é muito do momento que vivemos. Talvez quando eu me aposentar, 3 calçados me bastem, quem sabe. O importante é não se atentar ao número, e sim, a necessidade individual. Um beijo pra você.

      Curtir

    1. Oi Rosana, e olha que dependendo do meu trabalho, das minhas filhas, eu até precisaria de menos sapatos. O tênis é exclusivamente para buscar as minhas filhas, já que preciso sair correndo do trabalho para conseguir chegar antes do portão da creche fechar rs. Mas no geral é isso mesmo que você comentou, precisamos de muito menos do que acreditamos. Beijos.

      Curtir

  4. Muito verdade…, não precisamos de tantas coisas. O consumismo nos leva a ter coisas que nem usamos. É bom ler seus posts para lembrar que é bem mais fácil viver com simplicidade do que se pensa .
    Valeu!!!!

    Curtir

  5. Achei um blog que vale a pena.
    Tanta coisa de baixa utilidade na rede. A maioria promove a competição, insatisfação e necessidade de ter sem limites.
    Obrigado por compartilhar.
    Há um tempo que vivo na nova mentalidade e vejo que tenho roupas que preciso doar. Afinal, não as usarei
    Comprar com base no que precisamos e não por impulso ou ostenção é algo libertador.

    Curtir

    1. Olá, obrigada pelo elogio. Acho que o princípio para comprar o que precisamos (e não o que querem que a gente compre) é o auto-conhecimento. Nos conhecendo melhor, passamos a não nos importar com o que dizem o que temos que fazer/comprar.

      Curtir

  6. Eu li seus outros 2 posts sobre os calçados, e achei seus calçados atuais muito lindos, de bom gosto e atendem as necessidades de qualquer pessoa. Achei que eu era a mais minimalista quanto à calçados (rsrs), tenho 8, mas sempre tento ter menos, é viciante. Beijos

    Curtir

    1. Oi Cleane, durante um tempo, vivi bem com 5 calçados. Mas quando comecei a buscar as minhas filhas, vi que precisava de um tênis, daí virou 6 rs. Realmente, vai virando um vício, é como se fosse um jogo, tentar eliminar onde tem supérfluos rs. Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário