Dicas para que o planejamento de longo prazo dê certo!

planejamento futuro

Eu já tinha percebido o motivo dos meus planos de curto, médio e longo prazo darem quase sempre certos.

Isso se deve a 2 coisas:

1.) acompanho os meus planejamentos com frequência

2.) faço pequenos ajustes ao longo do período

Lembro que uma amiga chegou a comentar que para ela seria impossível traçar metas tão longas, pois não conseguiria “engessar” o seu futuro como eu fazia.

Mas na verdade, é justamente o oposto. Eu não engesso, eu só traço alguns objetivos e vou fazendo pequenos ajustes ao longo do tempo.

Por exemplo, no meu planejamento de uns 5 anos atrás, constava que aos 33 anos eu iria casar com o meu namorado (que é o meu marido atual), depois compraríamos um carro aos 34 anos, e depois um apartamento financiado. Nesse meio tempo tentaríamos ter 3 filhos.

Mas conforme as coisas iam acontecendo, os ajustes também aconteciam. Hoje, a única coisa que foi concretizada desse planejamento foi o casamento. Porque para o restante (o carro, o apartamento, os filhos) a nossa opinião mudou. Resolvemos não ter carro, resolvemos vender o apartamento para viver de aluguel e decidimos que 2 filhas já estava bom.

E só para reafirmar: está tudo bem alterar o planejamento. Aliás, ajustar o planejamento a todo momento é o que faz tudo isso dar certo e faz com que eu não abandone meus objetivos. A nossa vida é repleta de mudanças, por isso mesmo, engessar os planos é um dos maiores motivos para que aconteça o abandono do planejamento.

Outro fator muito importante para um planejamento, é, após definir o que quer para o seu futuro, trazer isso para o hoje. Vou exemplificar. Se lá na frente eu quero me aposentar, viajar com o meu marido, curtir minha aposentadoria com ele, cuidar das minhas filhas, eu PRECISO cuidar do meu casamento hoje. Pois se eu não fizer isso, quando eu me aposentar, eu estarei sem o marido.

Se eu tenho vontade de participar da corrida de São Silvestre, eu PRECISO começar a treinar desde já, porque eu não consigo simplesmente sair correndo de um dia para outro, eu preciso treinar o meu corpo para isso.

Não basta ter um planejamento.

É necessário trazer o futuro para o presente. E como a gente faz isso? É só ler o post da semana passada. Aquela lista-mãe que provavelmente alguns dos leitores fizeram, será essencial para o início de todo o planejamento. Qual dos itens será levado à sério? Como ele será desmembrado em diversas pequenas tarefas?

Não mire só o futuro. Lembre-se de comemorar as pequenas conquistas diárias, vibrar por cada degrau que subir.

Não se esqueça que o futuro, nada mais é do que a somatória do que fazemos no presente.

~ Yuka ~

Anúncios

15 comentários em “Dicas para que o planejamento de longo prazo dê certo!

  1. Gostei muito desse texto. Acho incrível a gente pode modificar o planejamento de modo a ele se adequar à nova realidade da nossa vida. Eu sou assim: vou caminhando, mas se perceber que preciso fazer alguma alteração eu faço. Porque eu entendo ser sinal de amadurecimento. Sinal de que algo foi mal dimensionado, ou melhor, consegui visulaizar algo melhor algum tempo depois. Talvez, tenha pensado ou refletido melhor. Amei a frase :” É necessário trazer o futuro para o presente. “! Já anotei ! Rs Obrigado sempre pelos textos que me ajudam ! Gratidão!

  2. Explicação mais lúcida do que essa, impossível!! Adorei o post, é o que estou precisando implementar!! Me abriu mais uma porta!!! Bjs e uma ótima semana para todos nós!

  3. Vim aqui dizer que seus posts são sempre esclarecedores e hoje tive que ler e vir comentar kkkkk a língua coça ! rs
    Eu concordo muito planejamos para almejar metas e sonharmos assim a gente tem uma inspiração para viver algo. Mas com certeza mudanças sempre terão com o passar do tempo mudamos e mudamos muito com a idade pois cada época estamos com pensamentos diferentes e isso é sinal de amadurecimento e maturidade.
    E poder mudar o curso do planejamento no meio do caminho é muito bom por isso sempre coloco metas e me programo mais para ter uma visão, mas pode ser que lá na frente eu mude tudo ! rs
    Obrigada sempre pelos textos enriquecedores Yuka.

    bjs

    Dri 🙂

    Ps: ótima semana 😉

  4. Esse post me fez pensar, Yuka. Eu nunca fiz planejamento a longo prazo, pois tenho medo de pedir algo errado, porque sim, acredito que quando planejamos algo estamos pedindo e o universo de alguma forma contribui para os nossos planos. Meio místico, eu sei, mas essa é uma preocupação minha: pedir algo, alcançar e não gostar, então muitas vezes deixo a vida me levar. Porém, isso também não me deixa feliz! Parece que não tenho mais sonhos… Complicado né?
    Seu post me deu algo a refletir…

    1. Oi Silvia, eu não vejo problema de você pedir, focar para alcançar algo e depois reconhecer que não gostou. Muitas das coisas das quais não gostamos, só descobrimos quando conseguimos alcançar. Eu só descobri que não queria um apartamento quando comprei um. Só descobri que não queria uma bolsa de marca quando pude ter uma. Só descobri que não queria ter três filhos quando percebi que estava muito feliz com as minhas duas pequenas. Mas ao mesmo tempo que descobri coisas que não gostava, também descobri muitas coisas que gostava. Deixar a vida nos levar para onde o vento bate, é deixar a vida nos levar para qualquer lugar, pois qualquer lugar serve. Por isso, minha querida, não tenha medo de errar, é assim que a gente descobre o que serve e o que não serve para nós. Um grande beijo pra você.

  5. Oi Yuka! Estou relendo seus posts e decidi comentar em todos porque me tocam muito.
    Queria ser sua amiga, sentar e tomar um café rs…

    Tenho muita dificuldade em planejar o futuro, te expliquei num outro comentário. Mas vc esta certissima, quando comentou aquela velha máxima: quem são para onde quer ir, qualquer lugar serve”.
    Preciso mudar!

    Bjao, obrigada por este post inspirador

    1. Oi Jane, entendo a dificuldade, nós não somos ensinados a planejar, nem em casa, nem na escola, nem no trabalho, em nenhum lugar. E isso reflete em tudo o que fazemos, inclusive na política. O jeito é fazer aos poucos, talvez começar a planejar os itens de supermercado, depois começar a planejar o cardápio semanal, depois começar a planejar o que vai fazer nos feriados do ano, e assim em diante. É aos poucos que a gente consegue mudar. Boa sorte, vai dar certo. Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s