Como facilitar a preparação da comida usando o freezer

freezer4

Uma coisa posso afirmar.

Eu ADORO o freezer da minha geladeira.

E por eu gostar tanto de usar o freezer, quero dividir um pouco com vocês o que gosto de ter sempre no congelador para poder preparar algumas comidas de última hora.

  • Queijos ralados: eu compro 3 queijos: um pedaço de provolone, um pedaço de parmesão e um pedação bem grande de muçarela. Ralo tudo no ralador grosso, coloco num saco, misturo bem e boto para congelar. Uso para fazer risoto, creme de queijo no pão italiano, macarrão com molho branco de 3 queijos, batata recheada, recheio de sanduíche, recheio de torta, etc.
  • Alho poró: lavo bem, corto em rodelas, e coloco num saco para congelar. Uso para fazer risoto, arroz colorido, quibe recheado, recheio de torta, salmão assado com alho poró, etc.
  • Hambúrguer caseiro: quando vou fazer hambúrguer em casa, já aproveito para fazer bastante para poder congelar. Coloco em bandejas e levo para congelar, somente depois de congelado que coloco num saco. Uso como hambúrguer no pão, hambúrguer à parmegiana, às vezes vira carne moída para macarrão.
  • Geléia de morango caseiro: minha mãe faz geléia de morango 1 vez por ano. Ela faz e me dá em um pote de sorvete e na medida que vou utilizando, vou repondo o pote de geléia que fica na geladeira.
  • Pão de queijo: é muito bom ter alguns pães de queijo no congelador.
  • Mandioca: quando encontro mandiocas bonitas, aproveito e compro a mais para congelar. Eu descasco, lavo para tirar a sujeira, coloco num saco e vai para o congelador.
  • Pão: sim, congelo pão. Tem um pão de forma japonês que gosto muito de comprar no bairro da Liberdade, em São Paulo. Só que não é sempre que passo na loja. Por isso já compro 3 pacotes e congelo no freezer.
  • Caldo de galinha caseiro: o caldo é concentrado e a medida é 1 xícara. Uso para tudo. Base de sopa, risoto, etc.
  • Ervilha: ervilha fresca congelada é tudo de bom.
  • Carnes separados em porções: carne moída, carne de vaca, filé de frango, carne de porco, filé de peixe, osso (para tirar caldo depois), etc.
  • Polpa de suco
  • Gelo artificial: é bom para colocar dentro do recipiente de água do climatizador nos dias calor, ou até mesmo colocar na bolsa térmica em dias de picnic.

Às vezes tem outras coisas, mas esses itens acima nunca faltam no meu congelador.

~ Yuka ~

Anúncios

14 comentários sobre “Como facilitar a preparação da comida usando o freezer

  1. Congelar alimentos é uma mão na roda! Facilita demais a vida e é ótimo para visitas inesperadas, sem contar que evita desperdícios.
    Eu costumo congelar feijão em porções pequenas suficientes para uma refeição, assim só preciso descongelar o que vou utilizar. Faço o mesmo com as carnes. Bjoo

    • Meu marido começou a congelar porções de feijão, está sendo muito bom e prático. Digo para o meu marido que eu sou amiga do freezer e do forno. Tem gente que adora panela de pressão, né? Eu adoro freezer e forno. Beijinhos.

  2. Também amei as dicas! Lembro que uma vez vc comentou sobre um sistema de organizar o congelador, tipo fichário, lembrei pq vi na foto, vc ainda usa esse sistema? Eu não consigo achar nada legal em relação as ziplocs, são muito frágeis! E meu maior problema é na hora de organizar e utilizar no dia a dia o freezer para não aquela bagunça! bjossss

    • Oi Débora, eu usei esse sistema de fichário por muito tempo e funcionou muito bem, principalmente porque meu freezer não era tão grande. Então de um lado eu guardava as carnes congeladas em saquinhos, e do outro lado guardava o restante (legumes, queijos, etc). Eu só parei de fazer isso porque mês retrasado, aproveitando que minha geladeira já estava dando sinais de que iria quebrar, comprei uma geladeira inverter da Panasonic. Nossa, como o espaço do freezer é grande! Cabe tanta coisa que agora eu separo por gavetas: na primeira gaveta guardo miudezas como salsinha picada, manjericão picado, etc; na segunda gaveta guardo pão de forma, pão de queijo, caldo de frango, etc.; e na terceira gaveta guardo todas as carnes. Ou seja, continuo setorizando, só que desta vez por gavetas. Beijos.

  3. Oi Yuka, conheço teu blog faz algum tempo, esses dias vim parar aqui novamente pesquisando sobre gastos no supermercado, já fui olhando como armazenar os alimentos e resolvi comentar pela primeira vez por causa de comida kkkk Não sei se já escreveu por aqui, mas o pão de queijo você compra aquelas misturas prontas ou começa do zero? Se possível gostaria muito de uma receita! 🙂
    Parabéns pelo blog, sensacional tuas ideias e estilo de vida! Além disso escreve muito bem! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s