O minimalismo é a ponta do iceberg para ter uma vida mais consciente

captura-de-tela-2016-08-29-as-08-56-58

Há 4 anos descobri o minimalismo. E desde então tenho tentado levar uma vida mais leve e simples. E com a introdução do minimalismo na minha vida, vieram todos os outros comportamentos que carrego hoje.

Primeira lição: aprender a desapegar das coisas.

Segunda lição: aprender a desapegar de pessoas negativas.

Terceira lição: viver com menos.

Quarta lição: ter o conhecimento da minha suficiência (quantidade que basta para algo) e parar de comparar com as outras pessoas.

Quinta lição: o consumo consciente.

Sexta lição: a importância da sustentabilidade.

Levar um estilo de vida minimalista possibilitou com que eu me conhecesse melhor. Por isso acredito que ainda irei descobrir a sétima, oitava, nona lição, mas por enquanto estou nesta sexta. 🙂

~ Yuka ~

15 comentários sobre “O minimalismo é a ponta do iceberg para ter uma vida mais consciente

  1. Com o minimalismo eu aprendi a pagar mais caro, se preciso, para ter coisas de boa qualidade. Meu foco agora é a qualidade e não a quantidade. Antes, fazia questão de comprar em lojas fast fashion, pois com 100 reais eu poderia comprar 3 ou 4 camisas, porém não duravam muito. Hoje, prefiro pagar esse valor em uma só, mas que ela dure anos e anos. Assim não preciso ficar comprando, comprando. Obs.: quando digo “pagar caro”, isso não é uma regra, se eu encontrar algo de boa qualidade com preço bom uno o útil ao agradável.
    Yuka, descobri seu blog há pouco tempo, mas já estou amando. Bjos

    • Oi Sheury, também estou nessa, de comprar pouco, mas coisas duráveis. Compro coisas que gosto, para justamente poder ficar com ele por anos e anos. Que bom que tem gostado do blog. Fico muito feliz! Um beijo.

  2. Olá conheci faz pouco tempo o minimalismo e desde então tudo mudou na minha cabeça. Aos poucos tenho aprendido mais em blogs como o seu e sinto minha vida mais leve mais livre. Aos poucos uma coisa de cada vez vai mudando o velho saindo e o novo entrando e a vida vai fazendo sentido novamente. Gosto muito da maneira como você aborda este tema bjs.

    • Oi Cida. O minimalismo também mudou e muito a minha forma de ver o mundo. Eu só tenho a agradecer com esse amadurecimento e esse blog é o meu “caderno de anotações” onde escrevo o caminho que tenho trilhado. Um grande beijo pra você!

  3. Disse tudo 😊
    Eu conheci o termo há um ano mais ou menos, mas antes eu já aplicava sem saber. Conhecer o termo me ajudou a ter mais consciência. Digamos que facilita minha escolha, tanto de onde investir meu tempo, como meu dinheiro.
    Yuka, vc fez outra ultra? É menina mesmo? Bjos 😘

  4. Olá Yuka, o minimalismo foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida. Também desapeguei de muitas coisas e consequentemente aprendi a viver com menos. Hoje tenho poucas e boas coisas que uso mais e por mais tempo que antes e também tenho mais tempo livre. Posso dizer que uso tudo que tenho, mas o que é útil hoje amanha pode não ser mais, por isso estou sempre revendo. Estou também conseguindo me desapegar das pessoas toxicas, o que é bem mais difícil. Hoje me conheço melhor e espero evoluir mais ainda.
    Um beijo!

    • Oi Janaina. Posso dizer que pra mim também o minimalismo foi revelador na minha vida. Acredito que mais difícil do que desapegar de objetos, é desapegar de pessoas que nos fazem mal. Conseguir distanciar destas pessoas é um cuidado que você demonstra ter com você mesma. Parabéns! Um beijo.

  5. Oi Yuka, quero te parabenizar pelas postagens, acompanho seu blog há algum tempo, mas nunca comento..
    Sou adepto do minimalismo também, mas às vezes, me pego pensando em trabalhar mais e mais, pra comprar um carro melhor, um apartamento melhor, mesmo sem necessitar, sabendo que as despesas com seguro e ipva aumentam, e até mesmo, sabendo que é muito chato dirigir nesse trânsito caótico. Sou obrigado a ter carro pois faço muitas visitas ao cliente, mas meu carro é mais do que suficiente. É surreal o estresse e a loucura que o consumismo pode causar numa pessoa.
    Por que algumas coisas são tão difíceis de serem mudadas? Todo o resto eu já desapeguei. Quase não faço compras, tenho poucas peças, porém de qualidade, gosto de poupar, investir, tento fazer uma viagem grande a cada 3 anos, mas de uma maneira simples, sem gastar muito.
    Até mesmo com carros e imóveis entram na lista, mas como falei, às vezes eu vejo, estou pensando em como ganhar mais, abrir algum outro negócio, pra ganhar cada vez mais.
    Você se policia muito pra não em alguma coisa?

    Abraços

    Pretorian

    • Olá Pretorian. Eu sempre me policio em relação a apartamentos. Eu adoro ver apartamentos decorados, visitar apartamentos de amigas, ver reformas e toda vez que volto pra casa, fico com muita vontade de comprar uma casa pra mim. Não só comprar, mas comprar, reformar, decorar, colocar armários embutidos, cozinha planejada, enfim, uma série de coisas que envolvem junto com a compra de uma casa. Eu não tenho interesse por carros, mas tenho muito interesse por imóveis. E como eu sei que isso é muito perigoso, pelo menos por enquanto, que ainda estou no período de acúmulo de patrimônio, eu evito essas tentações não indo em inaugurações de apartamentos, não pego folhetos nas ruas, não vejo revistas de arquitetura, e sempre leio postagens sobre simplicidade, de ser feliz com pouco, do consumismo exagerado, etc. Não ir em shoppings e não assistir televisão ajuda e MUITO! No início parece ser uma coisa esquisita, mas depois a gente se acostuma a não ir em shoppings. Hoje vou em parques, vou em alguns eventos de rua, faço piquenique, vou em livrarias, quase não gasto dinheiro quando vou passear. Uma coisa temos que tomar muito cuidado, pois ganhar mais (dinheiro), muitas vezes implica em doar mais (tempo). Um beijo!

  6. nossa lições valiosas .
    qeria q vc me ajuda se
    Vou me mudar de cidade.
    então qeria q vc falase do q é essencial em uma casa pq quero mto fazer essa mudança e mudar tbm de vida amo o minimalismo e quero seguir nessa vida e vejo essa mudança como o 1 passo p conseguir pq quero ter so o essencial na minha vida. Obrigado

    • Olá Gabriella. Demorei um pouco para responder porque queria te responder direitinho. A dica mais importante que dou é: faça uma limpa na sua casa ANTES da mudança. Sim, essa seleção tem que acontecer antes e não depois, na casa nova. Se você levar tudo para a casa nova, vai ver que as coisas vão acabar se alojando nos cômodos novamente, porque sempre temos aquele pensamento de que depois iremos arrumar, mas esse dia nunca chega. Você terá que pensar com muito carinho e cuidado o que é essencial em uma casa, já que o que é essencial para mim, pode não ser para você. Tente viver com o mínimo. Será que você precisa mesmo de um escorredor de arroz, uma peneira e um escorredor de macarrão? Será que não daria para usar a peneira para tudo? São essas as perguntas que você deve fazer. Eu preciso de tantos sapatos pretos? Eu preciso de tantas blusas pretas? Eu preciso de tantos batons? Será que gosto de todos eles? Será que tenho esmaltes que já não uso há um tempo, ou que não gosto da cor e está na caixinha? Veja item por item, dá um trabalho, mas te garanto que o difícil está em iniciar esta tarefa, depois tudo se torna mais fácil. Veja se precisa de tantos talheres, de tantos copos, você recebe visitas? Tente ficar somente com as coisas que você mais gosta, e faça o exercício mental de que seu dinheirinho suado está sendo jogado no lixo toda vez que se desfizer de um item que comprou em excesso, desta forma, você vai pensar duas vezes antes de comprar outro item parecido com o que você já tem na sua casa. Espero que dê tudo certo nessa sua mudança. Beijos!

  7. Pingback: Retrospectiva dos meus posts de 2016 | VIVER SEM PRESSA

Deixe um comentário

