O TEMPO é um recurso não-renovável

Outro dia meu sobrinho estava em casa e saiu o assunto de que ele queria virar adulto para não precisar obedecer.

Expliquei que ele estava enganado, pois quando viramos adulto, precisamos obedecer mais pessoas além da nossa mãe, como o chefe do seu trabalho, as leis do nosso país, etc.

E fui procurar na internet a definição de cada fase da nossa vida. E descobri que a Organização das Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde e o Estatuto da Criança e do Adolescente não entram em um consenso em relação a idade de criança adulto, idoso, etc, resolvi tomar como média as idades de cada fase, visto que é só para uma questão de exemplo:

Temos 5 fases na nossa vida:

  • Bebê: 0 a 2 anos de idade
  • Criança: a partir de 2 a 12 anos de idade
  • Adolescente: a partir de 12 a 20 anos de idade
  • Adulto: a partir de 20 a 60 anos de idade
  • Idoso: a partir de 60 anos de idade

Convertendo em duração de cada fase, ficaria assim:

  • Bebê: duração de 2 anos
  • Criança: duração de 10 anos
  • Adolescente: duração de 8 anos
  • Adulto: duração de 40 anos
  • Idoso: duração de 15 anos (considerando a expectativa de vida de 75 anos de idade – IBGE 2013)

Neil Fiore, especialista em produtividade pessoal falou que tempo “é um recurso não-renovável. Uma vez gasto, e se você gastá-lo mal, ele se vai para sempre”.

Meu sobrinho tem 7 anos de idade. Isso significa que ele já usou 50% da sua “fase Criança”. Falei pra ele que a fase em que ele está é uma das que são mais curtas… Mais 5 anos e ele será um adolescente. E nunca mais poderá voltar a ser criança. Quando expliquei isso pra ele, ele percebeu que tem que ser mais criança, aproveitar essa fase para brincar muito, porque esse tempo não voltará nunca mais.

Por isso quando vejo um bebê vestido de homenzinho ou de um bebê vestido de mulher, eu não consigo entender. Um bebê que nem sabe andar que está de sapato, uma criança que deveria estar com seus brinquedos está usando salto alto e celular. Um adolescente que tem responsabilidade de um adulto.

Temos tão pouco tempo para desfrutar cada fase da vida, mas a pressa e a ansiedade faz com que sempre olhemos para onde queremos chegar, ao invés de aproveitar o momento. E quando chegamos na fase lamentamos por não ter aproveitado melhor a infância.

Por isso ao invés de sonhar com o futuro ou lamentar pelo passado, tente-se concentrar no hoje.
~ Yuka ~

Anúncios

4 comentários sobre “O TEMPO é um recurso não-renovável

  1. Yuka,
    Nunca havia parado para converter as fases da minha vida em anos, confesso que olhando os números, dá até um sustinho rs. O tempo voa, não é mesmo?
    Sinto muitas saudades da minha infância e adolescência e também não entendo crianças agindo como adultas, assim como não entendo pais que falam para os filhos “Não faça isso, você já um(a) mocinho(a)” quando a criança faz algo tão normal para a idade dela. Sei que nunca devemos dizer nunca, mas espero não dizer isso para o meu filho. Quero que ele aproveite cada minuto da sua vida, cada segundo da sua infância, sem essa de querer “adultizar” ele antes da hora.

    Ótimo texto, como sempre 😀

    Grande beijo!

    • Oi querida Karen, por isso é um exercício (diário) tentar estar presente no hoje, e não ficar vislumbrando com o futuro que podemos ter ou com o passado que tivemos. Senão, quando vê, o tempo já passou. Quando percebermos, nossos filhos já cresceram e não aproveitamos cada fase gostosa da vida deles com plenitude. Um grande beijo!!

  2. Pingback: Leituras da(s) semana(s) – Links acumulados | Frugalidades

  3. Pingback: Retrospectiva dos meus posts de 2016 | VIVER SEM PRESSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s