Desmistificando 11 teorias em relação a um bebê

Oi pessoal.

Como sou toda prática e desencanada, sempre gostei muito de testar algumas teorias (principalmente quando alguém falava para mim com muita ênfase) para facilitar a minha vida. E hoje queria compartilhar a minha experiência sobre:

1.) grávida não poder comer ovo cru porque pode dar salmonella:

Quando faço ovo frito, gosto de comer a gema bem crua e desde que eu nasci, nunca peguei salmonella. Perguntei para o meu obstetra e ele falou que o que pode acontecer é me dar uma diarréia, mas que isso não se transmite para o feto. Conclusão: comi normalmente durante os meus 9 meses de gestação e continuo ótima.

2.) grávida não poder comer peixe cru:

Ora, até parece que as mulheres do Japão param de comer peixe cru durante a gestação. Continuei comendo o meu sashimi e sushi. Claro que não comprava os peixes em qualquer esquina, apenas em um supermercado que sempre tem peixe bem fresquinho.

3.) grávida não comer verduras cruas para não contrair toxoplasmose:

Essa eu acho que tem razão. Parei de comer verduras cruas em restaurantes e até mesmo na casa dos amigos. Mas continuei comendo em casa, depois de muito bem higienizadas.

4.) lavar a roupa do bebê separado com sabão especial

Acho que deve ter alguns bebês com pele sensível, mas não foi o caso da minha filha. Lavo as roupas dela junto com as nossas desde o primeiro dia que ela chegou em casa. Eu sempre fico pensando se na época das nossas avós (que era normal ter 10 filhos), elas lavavam as roupas de cada filho separadamente?

5.) passar as roupas e fraldas com ferro de passar para reforçar a higienização

Como eu moro em apartamento, não há muitos insetos que possam pousar nas roupinhas e fraldas enquanto seca no varal. Por isso não vejo necessidade de passar as roupas a ferro com o intuito de higienizar. Só passo se a roupa estiver amassadinha.

6.) deixar uma luz fraca acesa durante a noite, pois bebê tem medo do escuro

Eu nem sabia dessa até a minha filha completar 1 mês. Nós três dormimos no escuro total e ela nunca reclamou. E mais… até onde eu sei, não havia luz dentro do útero…

7.) menina usa rosa e menino usa azul

Como eu ganho bastante roupinhas dos bebês das minhas amigas, tenho roupas de várias cores… Lembro que a primeira visita dela ao pediatra, foi em um dia que fez muito frio. E a única roupa bem quentinha que ela tinha era azul. Ela foi de azul na sua primeira consulta.

8.) hidratante e perfume

Bebê já tem um cheirinho tão gostoso e uma pele tão macia… não achei necessário.

9.) furar a orelha

Não furei a orelha dela porque acho que quem tem que decidir se vai querer ter um furo é ela.

10.) evitar sair antes das vacinas

As vacinas oferecidas pelo Governo, são doenças controladas, por isso acredito que ela não vá pegar coqueluche andando na rua. Claro que não fui ao shopping ou no cinema, mas fui passear e também fui a restaurantes.

11.) colocar pouca água na banheira para não afogar

Aprendi isso na maternidade, mas imagina o frio que ela deve passar? Ela chorava em todos os banhos. Até que enchi a banheira até a borda. Ela nunca mais chorou, muito pelo contrário, distribui sorrisos na hora do banho.

~ Yuka ~

 

Anúncios

6 comentários em “Desmistificando 11 teorias em relação a um bebê

  1. Também ouvi a do “nao pode brie ou camembert pq foram feitos com leite cru e pode pegar uma bacteria x”, ora, os queijos não artesanais vendidos em supermercados são feitos com leite pasteurizado. Sigo comemdo meus queijos. Só evito os artesanais.

    1. Essa do queijo eu nunca tinha ouvido, mas se soubesse, também faria o mesmo que você: continuar comendo. Acho que muitos bebês hoje em dia são criados na frescura. Por isso muitos pais ficam exaustos e não têm vontade de ter o segundo filho.

  2. Super concordo, vc está certíssima. No meu primeiro filho respeitei mais as “regras” ( não 100%), agora na segunda só me levei pelo bom senso e tudo tranquilíssimo.Bjo 😘

    1. Oi Mi, eu não sigo nenhum livro, nenhum autor, mas gosto muito da linha do pediatra espanhol Carlos Gonzalez. “Os pais devem fazer o que acham correto. Meus pais não precisaram de qualquer teoria ou de um especialista para cuidar de mim. E meus avós menos ainda. É preciso deixar os livros e as teorias de lado e olhar para seu filho. E decidir você mesmo. Seu filho chora quando você o deixa no berço e se acalma quando você o pega. O que acha que deve fazer? Seu filho está brincando com uma faca afiada. O que você acha que tem de fazer? Será que você realmente precisa de uma autoridade que te dê permissão para confortar e cuidar de seu bebê quando ele chora ou de alguém que te mande pegar a faca da mão dele?” E é isso que eu estou tentando fazer. Ouvir menos as pessoas e seguir mais o meu instinto. Se estou no caminho certo? Só vou saber no futuro, mas pelo menos não vou me lamentar por ter ouvido os outros, e sim a voz do meu coração. Que legal que você tem 2 filhos. Iremos tentar ter mais um já no ano que vem. Um beijo!

      1. O mais chato é a encheção de saco dos outros. O QUE??? Vc comeu sushi/ bebeu vinho/ comeu brie na gravidez??? Afff q saco. Lógico q td com moderação – q gente CHATA me deixa rsrs E depois qdo usamos a teoria de deixar o baby chorar para tornar as noites da família melhores? Povo acha q tu joga a criança no quarto e ela fica lá berrando para td sempre ( não é assim, mas sim, é doloroso o processo). Mas p nós funcionou beleza, 3 dias e nosso filho não teve mais problemas p dormir/ começou a dormir noite td mais frequentemente, familia feliz. Pq lá em casa os filhos são parte da família, não os reis/ ditadores rsrs E qdo só conpramos presente (1) no aniversário/ natal, etc? Povo acha q ele tem pouco brinquedo ( mas tem horrores, é difícil controlar o influxo de presentes…). Meu filho tem 4 anos e minha filha 2 meses. Bjo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s