Jogar fora ou consertar?

Pois é, eis a questão.

Às vezes, consertar sai tão caro que compensa comprar um novo, mas também fico pensando em como geramos lixo de forma desnecessária. Ao invés de jogar fora uma única peça quebrada, ou uma bateria, acabamos comprando um aparelho inteiro novo.

Eu achei que quando a tira do meu chinelo arrebentasse, eu ficaria toda contente em poder comprar um chinelo mais colorido. Mas quando a tira arrebentou e percebi que o chinelo ainda estava inteiro, fiquei com dó de me desfazer. Fui na feira, paguei 4 reais e simplesmente troquei as tiras. Ao invés de ir para o lixo o chinelo todo, foram só as tiras arrebentadas que foram para o lixo.

chinelo

Parece que tudo é tão descartável e substituível, né?

Aconteceu um caso semelhante, só que desta vez com o meu aspirador de pó Ergorapido, da Eletrolux. Ele é muito bom, gosto bastante do design, da praticidade, da sua funcionalidade. Mas depois de 1 ano de uso, a bateria ficou fraca e a potência do aspirador já não era mais a mesma.

Fiquei também com muita dúvida se comprava um novo ou trocava a bateria. Há muitas reclamações por parte dos clientes da Eletrolux em relação ao preço dessa bateria. Eu paguei nesse aspirador, em 2013, por R$250,00. A troca de bateria custa R$180,00.

Descobri que eu deixei a bateria viciada, pois deixava a tomada ligada 24 horas por dia, 7 dias por semana. O técnico da Electrolux me explicou que a bateria desse aspirador é como de um celular. Carregou, tem que tirar da tomada. Por isso o aspirador da minha mãe, que é bem mais antigo que o meu, ainda funciona, enquanto o meu aspirador que é bem mais novo estava com a bateria fraca…

Baseada na mesma decisão em relação ao chinelo, resolvi não jogar todo o aspirador fora, e troquei somente a bateria. Pelo menos não gero tanto lixo.

Depois de 90 dias da troca, posso afirmar que estou bem feliz em relação a decisão tomada. O aspirador está funcionando de vento em popa e ainda evitei que ele virasse uma sucata.

~ Guta ~

9 comentários sobre “Jogar fora ou consertar?

  1. Olá Guta! Muito bacana esse post. Ha algum tempo ja mudei muito minha forma de consumir mas ainda ha muito a melhorar. Ótima escolha a sua, também faria assim! Hoje tenho pensando umas 1000x antes de descartar alguma coisa e tentando dar a finalidade correta a ela. A gente descarta muita coisa útil, porque substitui-la é barato e esquecemos do impacto ambiental que isso gera… Muito legal seu blog, conheci a partir do frugalidades e ja vou começar a acompanhar.

    Abraço!

  2. Pingback: Jogar fora ou consertar? | Cosmopolitan Girl

  3. “A gente descarta muita coisa útil, porque substitui-la é barato e esquecemos do impacto ambiental que isso gera…”

    Exatamente isso. As pessoas pensam mais no valor monetário do que no meio-ambiente. Ultimamente, tenho pensado bastante sobre isso e sobre reaproveitar e gerar menos lixo (essa parte ainda é complicada).

    Eu também troco as tiras do meu chinelo, ainda mais que arrebentou com menos de 1 ano de uso! Vou fazer isso até a sola do chinelo estiver fininha e não der mesmo pra usar. 😀

  4. Faz algum tempo que li seu post, e semana passada estourou a tira da havaiana do meu marido. Perguntei onde vendia tiras na minha cidade (Bragança pta – vende numa loja embaixo do mercado municipal). Dei super certo e o dono ainda deu uma dica: pra colocar detergente que facilita a entrada. Muito obrigada por compartilhar conosco suas experiências!!! bjs

    • Oi Andreia, que legal que você lembrou do post e arrumou o chinelo do marido. Dá uma satisfação quando a gente consegue aproveitar uma coisa que ainda está nova, mas que iria para o lixo. Um beijo!

  5. Pingback: Retrospectiva dos meus posts de 2015 | VIVER SEM PRESSA

  6. Pingback: De quantos sapatos eu preciso -post 2 | VIVER SEM PRESSA

Deixe um comentário

