Ter ou não ter Facebook, eis a questão

Captura de Tela 2014-06-23 às 11.16.50

Algumas pessoas acham estranho eu não ter Facebook. E perguntam se eu não me sinto isolada do mundo.

Eu já tive uma conta, há muito tempo. E não acho o Facebook de todo ruim. Só acho que para mim, não funciona.

Para quem me conhece, sabe que a minha vida é bem normal. Não é rodeada de novidades, nem estou  nadando em rios de dinheiro. Mas ao ter uma conta no Facebook, é inevitável não postar algumas coisas: uma opinião sobre algo, um passeio, uma comida gostosa que comeu, encontro com amigos… Você posta algumas coisas de forma inocente, mas não há como controlar como a pessoa do outro lado recebe essa mensagem. Dependendo da pessoa, pode sentir inveja da sua vida e eu não quero ter esse tipo de energia me rondando.

Conheço pessoas que “curtem” uma foto ou um comentário e depois fica zombando da pessoa pelas costas.

O Facebook é um mar aberto para julgar as pessoas e também de ser julgada. Você posta alguma coisa achando bacana e nem sempre a pessoa que está do outro lado interpreta da mesma forma.

Sinto também que fico socialmente acomodada, já que é muito mais fácil curtir uma foto do que ligar para o amigo.

Outra coisa que me incomoda é a disputa invisível (ou visível) de algumas pessoas, para ser “o mais legal” no Facebook… tem gente que posta tudo esperando uma curtida.

Sobre a pergunta inicial… Se eu me sinto isolada do mundo?

Sim, às vezes eu sinto. Principalmente com pessoas que não tenho contato diário.

Mas também ganho recompensas por não ter Facebook. Meus amigos verdadeiros estão sempre comigo, lembram do meu aniversário, ligam pra mim, fazem visitas, acompanham de perto a minha vida. Quando acontece alguma novidade, eles têm o cuidado de mandar e-mails e fotos pra que eu possa participar dos momentos importantes: a foto do filho, o vestido de noiva que experimentou, a decoração nova da casa, pois sabem que não tenho conta no Facebook.

Pra mim, são esses momentos que faz valer a pena não ter Facebook.

~ Guta ~

Anúncios

6 comentários sobre “Ter ou não ter Facebook, eis a questão

  1. olá, boa noite. quanto à questão, eu só estou com facebook, há um ano, e pouco ou nenhum uso lhe dou. se me agasto com isso? não. vejo pessoas obcecadas com a forma como aquilo funciona e isso aflige-me. estou muito bem assim, estou lá, mas é como não estivesse,apenas aderi para ter acesso a algumas páginas que só lá é que existem. 🙂

    • Olá, tudo bem?
      Acho muito legal quando as pessoas conseguem ter auto-controle e não ficar horas a fio navegando na internet. Eu tenho um sério problema de querer ficar na internet por muitas e muitas horas. Por isso eu tento evitar tudo o que sei que não me faz tão bem, e o Facebook é um deles. 😀

  2. Oi Guta! Eu também não tenho facebook por uma opção. Acredito que já temos informações demais no dia-a-dia e eu não quero ficar presa a mais alguma coisa. Outro fato é que realmente sou bem reservada e prefiro dividir minha vida com as pessoas que importam de verdade, ao invés de receber “likes” de quem só é meu “amigo” porque recebe minhas atualizações por lá. Claro que eu poderia rever mais pessoas, mas acho que esse filtro é bem importante. E, depois, os amigos de verdade sempre dão um jeito de manter contato, independente de uma conta no facebook.
    Abraço

  3. Pingback: Ter ou não ter Facebook, eis a questão | Cosmopolitan Girl

  4. Oi Guta. Você está certa, o facebook vai levando você sem sentir a uma vida de apenas mostrar o que é maravilhoso, veja como sou feliz, olhe como viajo em lugares bacanas, só ostentação! Já tive mas não serviu para mim. Um beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s