Passo-a-passo para ser minimalista

Post 002 - banco

Quando decidimos que queremos ser minimalistas, ficamos com a seguinte dúvida: “Por onde começar?”.

O passo-a-passo a seguir, irá descrever os passos que considero importantes: e a importância de reduzir os pertences e eliminar tralhas; a importância de eliminar compromissos e diminuir as atividades diárias para eliminar tralhas comportamentais. Essa fase sim, é a mais difícil, mas a mais compensadora: você ganha em TEMPO. Vamos lá?

1.) O primeiro passo é iniciar destralhando a casa. Destralhe a sua casa, dividindo por cômodos e também por categorias para facilitar. Não tente fazer tudo em um dia. Destralhe uma gaveta por vez, analise com cuidado quais itens são essenciais. Tudo é um processo. No início é bem difícil desfazer dos objetos, mas com o tempo fica mais fácil. Não se apegue aos objetos. Guarde somente itens essenciais. Entenda que tudo o que você vai se desfazer, houve um investimento, um gasto de dinheiro. Conscientize-se que é dinheiro que está indo embora pelo ralo. A próxima vez que você for comprar, analise se não será um item que também irá embora logo.

2.) O segundo passo é reduzir o consumo. Veja quantas coisas foram embora no passo anterior. Compre apenas itens que você sabe que vai ficar por muitos e muitos anos, mesmo que para isso tenha que gastar mais dinheiro. Invista em qualidade e durabilidade dos produtos. Lembre-se do item anterior. Comprar algo sem pensar, faz com que você queira se livrar logo. É dinheiro indo embora pelo ralo.

3.) Aprenda a viver com pouco. Veja os objetos de forma diferente e use de 2 a 3 formas o mesmo objeto. Uma peneira de inox pode ser utilizada como peneira, como escorredor de macarrão, amassar batata para purê e usar como vaporeira de legumes encaixada em uma outra panela. Menos objetos em casa, menos trabalho para limpar.

4.) Não se compare com os outros. Saiba que a grama do vizinho sempre será mais verde. Os outros têm tantos problemas quanto você. Então não olhe em volta para sentir-se insatisfeito. Passe a desfrutar o que possui. Isso diminui inclusive o consumismo.

5.) Não dê importância ao que os outros pensam de você. Pessoas que costumam avaliar outras pessoas pela posse, acharão um fracasso alguém que não tem um carro, não morar em um apartamento grande, não usar roupa da última moda. Ignore-os.

6.) Faça uma análise para descobrir onde você perde o seu tempo. Na internet? Na televisão? Será necessário escolher o que é mais importante. Corte compromissos, responsabilidades, eventos. Não tenha medo de dizer não. A cada não dito, você consegue se focar no que é realmente importante, e assim, ter mais tempo para o que você realmente quer fazer.

7.) Faça uma lista dos seus compromissos mais importantes, como encontros com a família, hobbies, etc. É nestas coisas que você deve se dedicar. Lembre-se: é necessário descobrir o que é essencial para eliminar ou reduzir o resto.

8.) Desacelere para fazer o que é realmente importante para você.

~ Guta ~

Anúncios

2 comentários sobre “Passo-a-passo para ser minimalista

  1. Pingback: Indicações de leitura da semana – Diário Acadêmico da Lalá

  2. Pingback: Me fizeram refletir: – Meu Aqui e Agora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s