Vida útil dos objetos

lixo

Quanto tempo tem a vida útil das suas roupas, sapatos, bolsas, utensílios de casa, eletro portáteis, etc?

A cada dia que passa, me convenço que para viver com menos, é necessário saber quais são as coisas que realmente queremos. Essa frase é meio óbvia, mas não é tão simples como parece.

O que acontece comigo é que tenho muita pressa para resolver as coisas.

Por exemplo: tinha decidido que teria um álbum de fotos em casa. Revelaria de 3 a 4 fotos de cada momento especial, uma viagem, um evento. Assim, ao folhearmos o álbum de fotos, teríamos um resumo das coisas boas que tem acontecido conosco. Dito isso, fui procurar um álbum de fotos. O problema é que não achava nenhum álbum bacana.

Depois de 1 semana de busca frustrada, comprei qualquer um. Só que depois que comprei bateu um arrependimento… se um dia eu achar o álbum bacana, vou querer comprar. E automaticamente esse álbum que eu comprei será inutilizado, pois será substituído. Ou seja, dinheiro jogado fora. O melhor seria aprender a esperar o momento certo pra comprar.

Minha mãe é o exemplo da paciência. Se ela não encontra um objeto do gosto dela, ela não se incomoda em esperar 2, 3 anos. Eu não consigo esperar tanto, sou ansiosa, e com isso, gasto dinheiro de uma forma desnecessária.

Acho importante eu ter essa consciência e saber esperar mais. Pois não adianta tentar levar uma vida minimalista, substituindo roupas, bolsas e sapatos num período tão curto.

Quanto maior a consciência, melhor a escolha. Quanto melhor a escolha, maior satisfação. Quanto maior a satisfação, melhor será o uso, e consequentemente a vida útil do produto.

~ Yuka ~

3 comentários em “Vida útil dos objetos

  1. É… a palavra-chave aqui é “saber aguardar”. Mas se tivermos pressa, ânsia de tudo na hora que achamos ser a mais adequada, vamos sempre atropelar aquilo que podemos chamar de “o tempo certo das coisas”. Sensatas palavras as suas – é preciso estar consciente, sempre, e não se permitir ser atropelado pela pressa!

Deixe um comentário

