O que é essencial?

all we need is love. and food. and water. and shelter.

Essa imagem acima, ilustra muito bem o que eu tenho sentido nos últimos anos. “Tudo o que precisamos é de Amor. E Comida. E Água. E Abrigo.”

Há quase 5 anos, li um livro em japonês que fala sobre como devemos cuidar de nós mesmos. Fala sobre a importância do desapego, viver só com o essencial, de ter uma vida mais calma, sem pressa, sem estresse. Andar com calma, cozinhar sem pressa, ter bons amigos, saber saborear uma boa comida, ler um bom livro… E desde então, fiquei encantada com esse modo de vida.

Já existem termos sobre esse estilo de vida: minimalismo, slow life, slow food. E eu mesmo, não sigo nenhum deles à risca.

Com o passar do tempo, comecei a perceber quais são as coisas importantes na minha vida. Não é ostentar, não é ter um cargo, não são amigos do facebook.

Não é de hoje que as pessoas reclamam que o tempo está voando. E está mesmo. Quando se vê, já estamos no meio do ano. Quando se vê, já é Natal. Quando se vê, o ano já virou e a impressão que dá é que não fizemos nada de importante.

As coisas que são importantes pra mim, são coisas que não custam dinheiro. Custam tempo. E meu tempo hoje, é repleto de coisas que não são essenciais na minha vida.

Queria poder conseguir ficar menos tempo navegando na internet, menos tempo assistindo televisão, menos telefone. Sinto falta de encontrar mais os meus amigos que estão espalhados pelo Estado de São Paulo, sinto falta de reunir a minha família para um almoço, sinto falta de ficar à toa, sinto falta de quando fazia piquenique e de muitas outras coisas.

Por isso, acho que chegou a minha hora de começar a repensar o que é essencial pra mim…

2 comentários sobre “O que é essencial?

Deixe um comentário

